terça-feira, 1 de março de 2011

O caminho errado....



A vida nos reserva várias surpresas, e entre elas estão os mais diversos acontecimentos. É normal procurar fugir, procurar uma saída quando os acontecimentos são negativos, e muitos por falta de informação, influência de amigos, e até mesmo por fraqueza e tentativa desesperada de fugir da realidade, acabam por se jogar em caminhos errados, dos quais é muito difícil sair, uma vez que você entra.
Um dos caminhos mais utilizados para “fugir da realidade”, fugir dos problemas. Infelizmente são as drogas, os usuários acham que essa é a melhor forma de resolver os problemas, mas enganam-se muito, pois as drogas são nada mais do que substâncias que, quando introduzida no organismo de um ser vivo, modifica uma ou mais de suas funções.
Droga de abuso (psicotrópicas) é a droga que, por agir sobre os mecanismos de gratificação do cérebro, é usada com propósitos não médicos, devidos aos efeitos estimulantes, euforizantes e/ ou tranqüilizantes.

Substâncias entorpecentes, alucinógenas, excitantes, etc. (ex: a maconha, a cocaína, crack, morfina e outras), ingeridos, em geral, com o objetivo de alterar transitoriamente a personalidade. É aquela que age no cérebro, modificando o seu funcionamento, trazendo como conseqüência alterações do comportamento e do psiquismo. As drogas modificam o organismo dos viciados, fazendo com que esses adoeçam se lhes faltam essas substâncias. E acaba por causa no usuário dependências, tais como: Dependência Física, que se trata do aparecimento de transtornos físicos intensos, quando se interrompe o uso da droga. Nesta a droga é necessária para que o indivíduo funcione normalmente e quando ela não é usada aparecem os sintomas que se agrupam e passam a ser chamados de síndrome de abstinência e que irá variar dependendo do tipo de droga utilizada.
Dependência Psíquica é condição na qual se encontra o usuário da droga que apresenta um sentimento intenso de satisfação e um impulso psicológico que o obriga a usar a droga periódica e continuamente para produzir prazer e evitar desconforto.
Os efeitos das principais drogas consistem em:
1. SEDATIVOS: Agem no sentido de tranqüilizar ou acalmar o sistema nervoso. Seus efeitos vão desde um leve relaxamento - como o provocado por alguns tranqüilizantes - até o sono profundo ou mesmo o estado de coma - quando são ingeridas doses elevadas de bebida alcoólicas ou barbitúricas.
2. ANESTÉSICOS: Atuam basicamente no sentido de alterar a percepção do indivíduo em relação à dor. Podem provocar o estado de inconsciência; ou bloquear o influxo nervoso da pele, dos músculos, ou de outra região qualquer que esteja sendo atingida pelo estímulo da dor.
3. ANALGÉSICOS: Também têm como função principal aliviar a dor; em vez de bloquear a percepção, porém, eles provocam a interrupção do mecanismo dador em si, provavelmente através de alguma mudança temporária fundamental no funcionamento das células nervosas do cérebro.
4. NARCÓTICOS: Assim como os sedativos, essas drogas reduzem a atividade do sistema nervoso central, dando ao indivíduo uma sensação de tranqüilidade e um sono agradável, repleto de sonhos. Além disso, podem aliviar a dor de maneira muito eficiente, desempenhando assim dupla função. Incluem, basicamente, o ópio e seus derivados (como a heroína) e se caracterizam por sua capacidade de viciar o indivíduo.
5. ESTIMULANTES: Agem diretamente sobre o sistema nervoso, tornando-o mais vigilante, mais ativo. Nesse grupo incluem-se as anfetaminas, a cocaína e certas drogas caseiras, como a cafeína e a nicotina.
6. ANTIPSICÓTICOS: É um novo grupo de drogas, principalmente sintéticas, usadas no tratamento de doenças mentais graves e de psicoses.
7. ALUCINÓGENOS: Chamados às vezes de psicodélicas, essas drogas são conhecidas pelos efeitos que têm sobre a consciência e a personalidade, e pelos distúrbios mentais que provocam.
Quando uma pessoa entra nesse mundo é muito difícil sair, é necessária muita força de vontade e ajuda por parte da família, sendo indispensável o acompanhamento de um especialista. Pois esse poderá auxiliar tanto a família quanto o usuário.
É importante que tanto a família como os amigos não se afaste da pessoa viciada, Pois se esta se sentir desprezada, isso irá piorar a situação, pois ela vai procurar o único refugio que ela tem usar drogas para poder esquecer e sair da realidade.

É preciso paciência e muita confiança no viciado, pois só assim ele terá motivos para seguir em frente, pois ele vai saber e sentir que alguém o ama.

Drogas também matam, é preciso se cuidar...
O amor tem poder de mudar tudo, pois o amor vem de Deus...
Confie em Deus, e procure o seu caminho só assim serás exaltado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário